logo especiallita

APARELHOS COM FUNÇÕES ORTOPÉDICAS

Atuam  no  crescimento facial,  buscando  a melhor  relação  entre  tamanho  e posicionamento dos ossos maxilares.

 

EXTRA-BUCAIS

São utilizados como aparelhos auxiliares ao tratamento ortodôntico corretivo e atuam, primordialmente, no crescimento facial, direcionando corretamente o deslocamento dos ossos maxilares.

 

• Aparelho Extra-bucal de Kloehn

O Aparelho extra-bucal de Kloehn atua no controle do crescimento e deslocamento para frente da maxila e dentes superiores.  O tipo de puxada, isto é, o modelo do aparelho, depende do problema a ser tratado e das características dento-faciais de cada paciente.

 

- Modelo de Puxada Alta

A aparelho extra-bucal de puxada alta está indicado quando é nescessário controlar o crescimento e deslocamento vertical (para baixo) da maxila e dentes superiores, evitando o aumento do terço inferior da face e da exposição dentogengival.

Mecanismo de ação do Aparelho Extra-Bucal de Kloehn



- Modelo de Puxada Cervical

O Aparelho extra-bucal de puxada cervical está indicado quando é necessário pouco controle do crescimento e deslocamento vertical (para baixo) da maxila e dentes superiores.

Mecanismo de ação do Aparelho Extra-Bucal de Kloehn
Clique aqui para visualizar caso clínico

 

• Mentoneira

A mentoneira é um recurso utilizado em pacientes que apresentam um acentuado deslocamento para frente da mandíbula (o que se conhece como prognatismo mandibular) e atua mudando a direção do crescimento e deslocamento dessa base ósssea. Como a direção e quantidade de crescimento dos ossos maxilares são determinados geneticamente, a mentoneira, normalmente, é utilizada como recurso auxiliar de um tratamento mais complexo.

 

 

• Aparelho de Tração Reversa (Máscara Facial)

A máscara facial é um aparelho utilizado em pacientes que apresentam mordida cruzada anterior e/ou ântero-posterior e necessitam movimentar para frente os dentes superiores. Normalmente, é utilizada em conjunto com um aparelho de disjunção maxilar. Apresenta maiores efeitos quando utilizada antes do 7 anos de idade e em alguns casos, movimentam, temporariamente, a maxila para frente. Grande parte da correção, no entanto, acontece por movimentação dento-alveolar superior e abertura do plano mandibular (giro da mandibula no sentido horário)

 



Mecanismo de Ação da Máscara Facial

 

 

 

Speciallità Ortodontia ® - Todos os direitos reservados. Copyright 2012